Em momentos de crise como o que estamos passando atualmente, motivar funcionários é um dos grandes desafios que os empreendedores das micro e pequenas empresas devem realizar. Manter todos os colaboradores engajados e unidos em prol da sobrevivência no mercado é uma tarefa que precisa ser incentivada diariamente.

Todos sabem que a crise é passageira, assim com foram todas as outras que o país já enfrentou. A enorme incógnita é mensurar quanto tempo ainda viveremos neste cenário adverso. Portanto, manter-se em atividade é o objetivo de todo gestor.

Este post tem como objetivo listar 8 dicas de como motivar funcionários em pequenas empresas. Se você é um empreendedor deste porte, seu lugar é aqui. Confira!

1. Conheça a sua equipe

Procure conhecer os componentes de sua equipe. Tenha interesse sobre a sua vida social, fora da empresa. Pergunte sobre cônjuge e filhos. Questione sobre seu lazer e seus estudos. Descubra os gostos musicais e esportivos.

Aproxime-se dos funcionários. Lembre-se das datas importantes e faça referência a elas. Divulgue a data de aniversário de cada um deles e tente comemorá-las, nem que seja somente com um “parabéns para você”. Um colaborador que perceba o interesse de seu patrão por suas atividades extraprofissionais torna-se um agente motivacional para os demais.

Quando a equipe é pequena, lembrar o nome da mulher ou do marido, bem como dos filhos traz uma aproximação muito agradável. Se possível, vá acompanhando o crescimento dos filhos pequenos, perguntando como estão na escola e como estão se desenvolvendo.

Pequenas atitudes favorecem o dia a dia, trazendo mais interação entre as pessoas de seu time. Lembre-se sempre de que o seu funcionário passa maior parte do seu tempo útil na empresa e no seu deslocamento do que com a sua família e amigos. Manter um bom clima organizacional é essencial.

2. Saiba elogiar e engrandecer a equipe

Elogiar e engrandecer a equipe são ações muito importantes para que as pessoas fiquem satisfeitas e, como consequência, motivadas. Todas as pessoas gostam de ser reconhecidas e elogiadas.

Quando houve a necessidade de dar uma bronca ou chamar a atenção de algum componente da equipe, faça-o de maneira particular, ou seja, sem a presença de outras pessoas. Nunca desmereça um colaborador na presença de outros integrantes do time. Quando alguma atitude merecer elogio, fale em público. As boas ações e os bons desempenhos devem ser divulgados para todos.

3. Lance desafios e recompensas

Outra forma de motivar a sua equipe é lançar desafios e garantir recompensas para aqueles que consigam atingi-los. Mas atenção: estabelecer objetivos impossíveis de se alcançar pode funcionar de maneira inversa, ou seja, trazendo desmotivação para todos.

As recompensas podem ser tanto financeiras como também por meio de benefícios, como uma folga ou um brinde. Possibilitar que os colaboradores emendem um final de semana com um feriado próximo é muito interessante e desperta a disputa interna.

4. Incentive os estudos e a capacitação

Incentivar que os seus funcionários continuem a estudar e se capacitar é também uma forma de motivar a sua equipe. Se for possível ajudar no custeamento das despesas, melhor ainda.

Veja qual é o interesse de cada um. Mostre-se interessado no assunto e auxilie no que for possível. Às vezes, alterar um pouco o horário do expediente do funcionário já é interessante, pois facilita o deslocamento até a escola ou instituição de ensino.

Sempre fale palavras encorajadoras e mostre como o horizonte se abre para as pessoas que têm maior escolaridade.

5. Faça parceria com estabelecimentos próximos

Faça parceria com estabelecimentos próximos para que sejam dados descontos para os seus funcionários. Dependendo da sua atividade, proponha uma troca de benefícios entre as empresas. Conseguir descontos em escolas de idiomas, academias, farmácias, supermercados e restaurantes traz satisfação aos seus colaboradores.

6. Crie uma área de lazer ou de convivência

Atualmente, grande parte dos colaboradores tem levado a sua refeição de casa. Parte desse contingente faz isso para reduzir custos. Ao mesmo tempo, algumas pessoas têm optado por uma alimentação mais balanceada e natural.

Para ambos os casos, é necessário que a empresa forneça um ambiente propício para que os funcionários façam as suas refeições.

Tente criar um local onde, além de se alimentar, os funcionários possam passar alguns minutos descansando e se divertindo. Tudo depende da infraestrutura que seu espaço físico pode oferecer.

Seus funcionários perceberão a preocupação que você tem com o conforto deles e isso contribuirá para motivar a equipe.

7. Permita flexibilidade de horário e roupas

Dependendo do ramo de sua atividade e da necessidade de ter sempre funcionários no local de trabalho, avalie a possibilidade de flexibilizar o horário de trabalho. Nas grandes cidades, o deslocamento das pessoas tem se tornado cada vez mais o maior consumidor de tempo.

Estude uma maneira de liberar o horário das pessoas, desde que isso não traga nenhum prejuízo para as operações da empresa. É fundamental que durante todo o expediente haja pessoas suficientes para dar sustentação ao negócio.

Outro fator motivacional é possibilitar aos funcionários que usem roupas mais confortáveis, como bermudas para os homens. Isso também dependerá do tipo de negócio e do tipo de atividade que as pessoas realizarão.

8. Faça reuniões gerais e estimule a participação de todos

Outro ponto que motiva muito uma equipe é a realização de reuniões com todos os componentes para discussão de assuntos diversos. Faça sempre uma explanação de como as coisas estão indo. Seja claro e transparente. Reforce os valores e os objetivos da empresa. Faça uma comparação com os seus concorrentes.

Nessa ocasião, aproveite para destacar aqueles que tiveram maior desempenho, desde que não haja o demérito para os demais componentes.

Estimule a participação de todos solicitando sugestões e orientações do que deve ser feito. Deixe que todos participem e evite que ideias ruins sejam criticadas pelos outros. Incentive a troca de experiências e mostre a importância que cada um tem no desenvolvimento e crescimento da empresa.

Motivar funcionários em um momento de descontentamento generalizado e de perspectivas ainda sombrias transformou-se em um pilar importante para a sobrevivência das empresas. Uma equipe motivada, unida e engajada traz benefícios fundamentais para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Agora que você já viu algumas dicas de como motivar funcionários em pequenas empresas, deixe seu comentário no post e ajude-nos a desenvolver outros assuntos!

Kyvya Revoredo

Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.

Dicas de motivação de funcionários em pequenas empresas
5 (100%) 1 vote