A auditoria em folha de pagamento é um processo que garante mais transparência e assertividade das operações que envolvem os colaboradores de uma empresa. À medida que o tempo passa, novas exigências envolvendo as questões trabalhistas são inseridas nas empresas, e a auditoria surge para ajudar os gestores a atender a todas essas obrigações de forma eficiente.

No artigo de hoje, você vai entender por que a auditoria em folha de pagamento é tão importante e o que é preciso para aplicar esse conceito na sua empresa.

O que é auditoria em folha de pagamento?

A auditoria é um processo no qual determinadas questões corporativas são submetidas à análise crítica de um ou vários especialistas no assunto. Quando mencionamos a auditoria em folha de pagamento, significa que todos os documentos e cálculos que envolvem os salários dos colaboradores são postos à análise desses profissionais.

[elementor-template id="10054"]

Os analistas têm um olhar crítico e investigatório sobre as rotinas e aplicação das normas trabalhistas. Entre os pontos que são auditados, podemos destacar:

Por que ela é importante para uma empresa?

Agora que você entendeu o que é a auditoria em folha de pagamento, mostraremos por que realizar esse procedimento no seu negócio e qual é a importância desse tipo de serviço.

Um dos principais pontos é a prevenção de multas e processos trabalhistas. Quando a folha de pagamento é submetida ao crivo analítico de profissionais qualificados, você passa a ter a garantia de que todas as ações para o fechamento desse documento foram feitas corretamente.

Além disso, devemos destacar outro ponto que diz respeito ao relacionamento entre o empregado e o empregador. Quando seus colaboradores perceberem o cuidado que você tem com a folha de pagamento, realizando uma auditoria nesse sentido, eles passam a ter mais certeza sobre a sua transparência e responsabilidade em fazer valer as leis e as convenções.

Em outras palavras, isso aumenta a credibilidade da empresa perante seus funcionários, que tenderão a responder de forma positiva, sendo mais produtivos e dedicados às suas funções diárias na organização, além de contribuírem com a imagem externa da empresa, quantas vezes já vimos matérias sobre as melhores empresas para trabalhar.

Como a auditoria em folha de pagamento deve ser feita?

Depois de explicar como a auditoria em folha de pagamento é importante para o seu negócio, vamos mostrar, na prática, como ela deve funcionar dentro da sua empresa. Para isso, preparamos um pequeno passo a passo. Veja abaixo:

Quais são as vantagens desse processo?

As vantagens de uma auditoria em folha de pagamento são inúmeras, mas destacaremos aqui as principais delas.

Um grande benefício é a prevenção de débitos advindos de multas e processos trabalhistas, que decorrem de pagamentos errados de salários e benefícios. Isso também protegerá a sua empresa contra passivos trabalhistas envolvendo FGTS e INSS.

Além disso, esse tipo de serviço evita o cometimento de alguns erros que, à primeira vista, podem parecer simples, mas acabam passando sem serem notados pelo departamento pessoal. Alguns erros comuns que são evitados com um processo de auditoria em folha de pagamento são:

Por que investir na terceirização desse tipo de serviço?

Como você viu, a auditoria é um processo cheio de detalhes técnicos. Por se tratar de questões trabalhistas, que podem ser delicadas, é fundamental contar com um bom serviço de contabilidade para que nada passe batido.

Os contadores são os mais indicados para realizar a auditoria em suas folhas de pagamento porque, com a experiência obtida no atendimento de clientes de diferentes áreas, esse profissional acumula um vasto conhecimento sobre o assunto e sabe exatamente em quais pontos deve dar mais atenção, bem como aqueles nos quais geralmente ocorrem mais falhas por parte das empresas e que podem gerar problemas futuros.

A auditoria em folha de pagamento é indicada para minha empresa?

Quando se menciona o termo “auditoria”, muitos empresários acreditam que se trata de um procedimento voltado exclusivamente para empresas grandes com números enormes de colaboradores.

Entretanto, esse é um erro que pode prejudicar em muito o seu negócio. A auditoria em folha de pagamento é aplicável em todo negócio que têm funcionários, seja ele uma pequena ou média empresa.

Isso porque as leis trabalhistas são as mesmas para aquele grande empregador quanto para o pequeno. Portanto, independentemente do tamanho do seu negócio, ele pode estar sujeito a erros que podem ser encontrados e solucionados por uma boa equipe de auditores.

Como você pôde perceber, a auditoria em folha de pagamento é um processo de extrema importância para que a empresa possa estar em dia com suas obrigações trabalhistas. Para facilitar a sua rotina, esse é um serviço que pode perfeitamente ser terceirizado, garantindo mais eficiência e assertividade.

Gostou do artigo de hoje e quer saber mais sobre esse tipo de serviço? Basta entrar em contato conosco: contamos com uma equipe especializada e pronta para atender você!

5/5 - (1 vote)

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Lucratividade e rentabilidade são dois indicadores financeiros importantes para a…