Abrir um negócio muitas vezes representa a realização de um grande sonho. Vários empreendedores passaram por inúmeras situações e sacrifícios para conseguir montar sua empresa, portanto é natural que queiram cuidar do futuro do seu projeto com todo zelo possível. 

É muito comum que empresários acumulem várias tarefas como ser o gestor, o responsável pelo marketing, o secretário, entre outras funções, especialmente quando o negócio está começando. Porém, para que a empresa possa crescer, o empreendedor precisa abrir mão de certas ocupações e entender a importância de delegar. 

Delegar é uma estratégia inteligente de gestão de negócios. Afinal, se um empresário passa maior parte do seu tempo envolvido com tarefas operacionais, consequentemente não conseguirá se concentrar no planejamento ou elaborar táticas para expandir sua empresa. 

Se você deseja saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo e dicas para aprender a delegar funções de forma eficiente e conquiste os objetivos do seu negócio! Acompanhe este post.

A importância de saber delegar 

Você pode até achar que tudo está sob controle, porém está colocando sua empresa em risco se não souber delegar. À medida que o negócio cresce, você vai descobrir que é uma pessoa só, e fazer tudo sozinho é praticamente impossível. Então, confiar na sua equipe para fazer o trabalho com você é essencial. 

A chave da questão não é delegar demais — ou delegar tudo e arriscar perder o domínio da situação —, mas aprender a fazer isso de uma forma mais eficiente e inteligente e, dessa maneira, aproveitar todas as vantagens que essa prática proporciona. 

Ganhe mais tempo

Delegar confere ao gestor mais espaço e energia para poder focar em tarefas mais estratégicas. Além disso, o empreendedor tem mais tempo para fortalecer suas capacidades e pode então trabalhar no planejamento e na gestão da organização.

Estimule seu time 

Saber delegar também é uma boa forma de motivar pessoas. Afinal, seus colaboradores foram contratados para exercerem suas funções e vão se sentir muito mais valorizados se perceberem que você confia neles para realizar tarefas de responsabilidade. 

Ademais, cada pessoa no seu time pode dominar um assunto mais profundamente que você. Deixe que cada colaborador se concentre em suas capacidades e explore ao máximo seu potencial.

Isso representa um ganho enorme para um negócio, pois você estimula um ambiente de trabalho mais criativo e produtivo, com uma intensa troca de ideias e pontos de vista. 

É importante também ressaltar que podem existir momentos em que você, por conta de uma viagem, reunião ou qualquer motivo, não poderá estar presente na empresa. É crucial poder contar com pessoas que vão poder assumir algumas responsabilidades na sua ausência. Afinal de contas, boas oportunidades não vão ficar esperando você retornar. 

Fortaleça sua empresa 

Ao delegar, o gestor cria um time mais comprometido com o crescimento e o futuro da empresa. Além disso, ele também ganha mais credibilidade e respeito como um líder.

Esses componentes são fundamentais para um negócio que deseja ser forte e grande. Um empreendedor que conta com um time capacitado e produtivo sabe que pode conquistar mais, expandir seu mercado e ganhar novos clientes. 

Seu foco é a gestão do negócio 

Se anteriormente você gostava do seu trabalho e de suas funções, agora precisa compreender que, como empresário, sua ocupação e prioridades são distintas.

O que diferencia o empreendedor dos demais colaboradores é que ele está comprometido com a missão e as metas do negócio em curto, médio e longo prazo.

Enquanto a equipe cuida de tarefas momentâneas voltadas para problemas atuais, o gestor precisa ter uma visão geral do empreendimento e se preocupar muito mais com o futuro da organização e sua sobrevivência no mercado. 

Dessa maneira, o foco deve ser na gestão do negócio, em pensar em soluções inovadoras para questões atuais e em potencial, analisar futuras oportunidades e estudar tendências do seu segmento. 

Centralizar demais as tarefas e não delegar significa não poder pensar no futuro da empresa e traçar metas para seu crescimento. Se você deseja que seu negócio ganhe relevância e competitividade do mercado, precisa levar a sério esse assunto. 

Entenda como delegar eficientemente

Aprender a delegar tarefas é um dos passos para se tornar um líder habilidoso e fazer uma gestão eficiente do seu negócio. Veja nossas dicas: 

Conheça sua equipe 

Um gestor que conhece seus colaboradores, seus talentos e habilidades dificilmente terá medo de delegar as tarefas. Por isso, aproxime-se da sua equipe e procure conhecer melhor cada um dos membros. 

Empresas menores geralmente não contam com um departamento de RH, portanto cabe ao empresário reunir a equipe, observar o perfil das pessoas, avaliar os pontos fortes e fracos de cada um, designar as funções e distribuir as tarefas de acordo com as capacidades individuais. 

Planeje 

Monte um plano com todas as áreas de sua empresa e as tarefas dentro de cada uma. Dessa forma, o gestor se organiza, entende a responsabilidade de cada um, tem mais clareza sobre o que esperar de cada colaborador e as necessidades de cada departamento. 

Essa é uma boa estratégia para manter tudo sob controle e ainda acompanhar o desenvolvimento de cada setor. 

Invista em treinamento 

Delegar não é comandar, mas sim criar condições para que o colaborador possa desenvolver suas capacidades e executar seu trabalho da melhor forma possível.

Por isso, é importante motivar e valorizar a equipe, oferecendo um pouco de autonomia, porém, ao mesmo tempo, investindo em treinamento para evitar erros e mal entendidos. Capacitação garante que os colaboradores estão alinhados com os valores da empresa e entendem de forma clara como devem fazer seu trabalho. 

Não deixe de acompanhar a execução das tarefas 

Por outro lado, delegar não significa passar um trabalho adiante e esquecer que ele existe. Monitorar a execução das tarefas e intervir quando for necessário faz parte do trabalho do gestor. Assim, o papel do empreendedor é ajudar os colaboradores com as tarefas e evitar que erros e problemas aconteçam. 

Delegar e ter assim mais tempo para se concentrar na gestão do negócio vai fazer toda a diferença para a evolução da sua empresa e o alcance de resultados cada vez mais expressivos. Aposte nessa estratégia! 

Gostou do nosso conteúdo sobre como delegar funções? Então, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas novidades! Estamos no Facebook!
 
Confira também:
https://materiais.contabilrio.com.br/guia-imposto-a-recuperar-e-recolher
Kyvya Revoredo
Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.
Como delegar funções e focar na gestão do negócio?
5 (100%) 1 vote