O que é planejamento tributário e como fazer?

Para garantir que tudo esteja bem na empresa e manter as finanças sob controle, é fundamental ter cuidados com os aspectos tributários. A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo e ainda constitui uma importante obrigação a ser cumprida pelas empresas. Para evitar problemas nesse sentido, é aconselhável fazer o planejamento tributário. Ele é uma ferramenta bastante eficaz no combate à sonegação fiscal e ao pagamento exagerado…

Leia mais…

Demonstração contábil: como apresentar o seu resultado anual

18As demonstrações contábeis são um conjunto de relatórios elaborados pela contabilidade da empresa, que visam apresentar a situação financeira e patrimonial do negócio em determinado momento. Por meio dessa peça contábil, gestores, fornecedores, bancos e governo têm a real noção sobre as contas e as movimentações realizadas em um período. Além de ser uma obrigação legal, as demonstrações contábeis são uma importante ferramenta de gestão que podem ser utilizadas para diversas finalidades, como a tomada de decisões gerenciais importantes…

Leia mais…

Levantamento tributário e fiscal com restituição e compensação de tributos federais, entenda

Você sabia que, em média, as empresas brasileiras gastam quase 2 mil horas e 1,5% do seu faturamento anual apenas com o cumprimento de obrigações acessórias? Isso sem contar o custo direto com tributos, que eleva ainda mais essas despesas. Diante desse peso enorme, imagine deixar de aproveitar benefícios que reduziriam o impacto dos impostos nas finanças das empresas. É impensável, concorda? Mas acontece e muito! Por isso, fazer um…

Leia mais…

Simples Nacional 2018: veja o que muda nesse ano

Em vigor desde 1º de janeiro, o Simples Nacional 2018 traz novas e importantes regras que precisam ser observadas pelos empreendedores. As mudanças vão desde a inclusão e exclusão de atividades até alterações significativas nas alíquotas aplicadas. São, portanto, revisões que precisam ser compreendidas o quanto antes para não prejudicar o planejamento tributário desses empreendimentos. O impacto dessas revisões depende da realidade de cada empreendimento, alguns podem ser beneficiados com…

Leia mais…

Planejamento tributário e contábil: como eles podem ajudar a recuperar minha empresa?

Uma empresa que não planeja, dificilmente consegue crescer, tampouco alcança seus objetivos. Existem planejamentos em diversas áreas, mas neste post falaremos sobre dois tipos que apresentam pontos em comum: o planejamento tributário e contábil. Uma equipe dedicada às atividades contábeis e fiscais é capaz de ajudar você a realizar os planejamentos. Ambos poderão contribuir para a recuperação da sua empresa — caso esteja atravessando uma fase econômica difícil, com muitas dívidas, impostos a pagar e inadimplência de clientes.…

Leia mais…

Conheça as 6 principais rotinas do Departamento Pessoal

As rotinas do departamento pessoal (DP) contemplam atividades de extrema importância para a gestão da empresa. Todas as etapas da trajetória profissional de cada funcionário — da admissão à saída da empresa — dependem das atividades desse setor. O departamento pessoal, portanto, gerencia o principal ativo das organizações: as pessoas. Assim, a forma como essas tarefas são executadas e o relacionamento do setor com os trabalhadores são determinantes para o sucesso do…

Leia mais…

Serviço de contabilidade: por que ter uma orientação contábil no seu negócio?

O bom gerenciamento do serviço de contabilidade de uma empresa é imprescindível não só para lidar com os procedimentos da área, como para garantir um planejamento estratégico mais embasado, fator que propicia melhores resultados. Dessa forma, muitas empresas que, anteriormente, desempenhavam tarefas contábeis de maneira descuidada, passaram a empregar serviços com profissionais capacitados para otimizar seus processos. Neste texto, abordaremos qual é a importância de se ter uma orientação contábil no seu…

Leia mais…

Cuidados para tomar no momento de conferir a emissão de notas fiscais

Emissão de notas fiscais em computador

Todo processo de emissão de notas fiscais exige um planejamento rigoroso por parte dos gestores financeiros da empresa. São muitas informações, como dados atualizados e completos do emitente e do destinatário, hipóteses de emissão, modelos, séries, CFOP, CST, prazo para trânsito, NCM, CEST, tributação, entre outros. Por isso, a adoção de práticas e rotinas preestabelecidas é fundamental na organização das tarefas contábeis, controle na emissão dos documentos, regularidade das informações lançadas…

Leia mais…

Serviço fiscal: importância do auxílio na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física

Costumam dizer que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Talvez isso se deva ao fato de que, assim que a festa acaba, o prazo de declaração do Imposto de Renda (IR) fique cada vez mais apertado. No entanto, não há com o que se preocupar. Neste texto nós explicaremos a você como as assessorias contábeis podem auxiliar na declaração do Imposto de Renda e torná-la muito mais fácil. Fique…

Leia mais…

DME: entenda a nova obrigação da Receita Federal

Você sabia que, recentemente, a Receita Federal criou uma nova obrigação para amarrar as operações realizadas com dinheiro em espécie feitas no país? Isso mesmo. Ela se chama DME. No geral, muitos contribuintes torcem o nariz quando o órgão apresenta um novo encargo. No entanto, independentemente disso, algumas pessoas deverão transmiti-la e não haverá como fugir. Portanto, neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre essa nova obrigação,…

Leia mais…
1 2 7