A perícia contábil é uma atividade técnica indicada para a reunião e análise de elementos que podem ser usados como prova na solução de controvérsias ou dúvidas relacionadas a uma determinada questão. Baseada em uma metodologia técnica, a perícia é materializada na forma de um laudo pericial.

Pode ser realizada com o foco judicial ou extrajudicial, sendo seu laudo uma forma de provar a verdade sobre determinados atos. As conclusões de uma perícia são seguras para embasar desde dúvidas empresariais voltadas ao setor financeiro e contábil até como forma de embasar sentenças judiciais.

Neste post, você vai conhecer as principais características da perícia contábil, descobrindo se ela pode ser uma solução interessante para a sua empresa. Além disso, vai conferir as principais características desta avaliação técnica, entendendo quem são os profissionais habilitados para realização desse tipo de trabalho. Confira!

[elementor-template id="10054"]

Principais características da perícia contábil

A perícia contábil pode ser dividida em dois tipos: perícia judicial e perícia extrajudicial. A primeira é realizada no âmbito de um processo judicial como forma de agregar uma nova prova aos autos, enquanto a segunda é realizada por iniciativa da própria empresa no âmbito dos interesses particulares.

No caso das empresas, esse tipo de trabalho é realizado principalmente para avaliar a situação da empresa ou verificar a ocorrência de possíveis erros ou fraudes.

Esse método de avaliação técnica tem algumas características e peculiaridades que o diferenciam de auditorias e outros tipos de avaliações especializadas. Confira:

Dessa forma, a perícia contábil é uma operação valorativa já que o seu resultado traz um ditame técnico a respeito da apreciação de documentos contábeis e fiscais.

Como funciona uma perícia contábil

A perícia contábil extrajudicial, que é o foco deste artigo, inicia com a avaliação da situação por parte do perito. Ele vai verificar qual a situação que deve ser objeto da perícia com base nos fatos narrados pelo empresário.

Posteriormente, ele realizará uma análise da documentação contábil da empresa, que poderá ser realizada por meio de uma visita in loco ou do envio da documentação de forma digital. Os procedimentos para realização da perícia podem variar entre os profissionais e o objeto da perícia, não existe uma regra específica a respeito do procedimento, desde que respeitadas as normas legais.

O perito adotará o procedimento que melhor se encaixa nas especificidades da empresa, sempre objetivando atender às normas técnicas, alcançando um resultado final satisfatório para o empresário, que traga a resposta às dúvidas e questionamentos relatados ao perito na contratação do serviço.

Como avaliar se a perícia é interessante para o seu negócio

A perícia contábil é um mecanismo muito empregado na verificação de erros e fraudes empresariais. Seus procedimentos são realizados de acordo com normas técnicas estabelecidas e levam em consideração quatro regras básicas:

Esse tipo de procedimento é muito importante para uma empresa pois o perito tem condições de avaliar a realidade patrimonial de uma empresa sob a perspectiva contábil.

Esse estudo vai trazer resultados relacionados tanto a erros acidentais ocorridos por falta de atenção, quanto a fraudes praticadas até mesmo por pessoas que ocupam cargos importantes dentro da empresa, que possam inclusive dificultar a identificação do problema.

Os problemas de fraudes contábeis estão relacionados a situações como:

Vale destacar que a perícia poderá constatar erros comuns de procedimento causados sem intenção, bem como erros recorrentes que se caracterizam como fraudes à empresa.

Se a sua empresa está passando por dificuldades financeiras ou os resultados não são satisfatórios, a realização de uma perícia contábil pode ser interessante para avaliar a situação do seu negócio e compreender o que está acontecendo.

Um laudo pericial é um instrumento interessante também para o empresário que busca avaliar periodicamente o desenrolar das operações contábeis da empresa. É uma excelente forma de conhecer a realidade do negócio.

Quem está apto para realizar perícias contábeis

Só pode realizar uma perícia contábil um profissional com formação técnica na área e devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Vale destacar que os profissionais que atuam como contadores já possuem esse registro.

Muito embora não seja necessária uma especialização no assunto, é interessante que o empresário avalie se o contador perito contratado possui conhecimento e expertise na realização desse tipo de trabalho.

Algumas características que destacam esse profissional são o senso de observação, o perfeccionismo e a organização. Além disso, contadores que costumam atuar no âmbito pericial já possuem experiência na área. Se você estiver em dúvida a respeito da contratação de um profissional, converse com outros empresários ou busque por empresas de contabilidade já estabelecidas no mercado.

A perícia contábil tem a função de avaliar a situação do seu negócio, bem como de identificar possíveis problemas que possam acontecer sem o conhecimento do empresário.

Se você é empresário e não possui o controle absoluto da contabilidade do seu negócio, seja por falta de tempo, seja por falta de expertise na área, vale a pena avaliar a possibilidade de contratar uma perícia e realizar uma análise da contabilidade da sua empresa. Além disso, uma perícia contábil ajuda a dar um panorama realista sobre o seu negócio.

Se você gostou desse artigo, siga a Contábil Rio no Facebook e fique por dentro de outros temas relevantes para a organização contábil do seu negócio!

Confira também:

https://materiais.contabilrio.com.br/guia-imposto-a-recuperar-e-recolher

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Um dos requisitos para ter sucesso nos negócios é possuir…