O bom gerenciamento do serviço de contabilidade de uma empresa é imprescindível não só para lidar com os procedimentos da área, como para garantir um planejamento estratégico mais embasado, fator que propicia melhores resultados.

Dessa forma, muitas empresas que, anteriormente, desempenhavam tarefas contábeis de maneira descuidada, passaram a empregar serviços com profissionais capacitados para otimizar seus processos.

Neste texto, abordaremos qual é a importância de se ter uma orientação contábil no seu negócio. Acompanhe!

[elementor-template id="10054"]

Qual é a importância de um contador?

Levando-se em conta que um contador é um profissional que, além de orientar as empresas quanto às suas obrigações contábeis, tenta encontrar formas de se empregar as leis de maneira que a empresa se beneficie, sua importância é imensa.

Dessa forma, seja por meio da pesquisa de isenções, reduções, entre outros dados, o contador possibilita que as empresas paguem menos tributos e que seus lucros sejam aumentados.

Além disso, por meio de um monitoramento contínuo quanto a possíveis mudanças na legislação e mudanças de regulamentação quanto aos produtos ou serviços comercializados, esse profissional orienta as empresas não só a cumprirem os deveres de maneira correta, como a se utilizarem dos dispositivos disponíveis.

A atuação da assessoria contábil é muito importante nesse sentido. Caso uma empresa não tenha um serviço de contabilidade estruturado, ainda que os serviços sejam desempenhados de forma minimamente satisfatória, ela acaba pagando caro por isso.

Esse fato ocorre, porque mesmo que uma empresa economize na contratação de serviços de um profissional capacitado, ela perde oportunidades de lucrar por meio de um melhor gerenciamento contábil.

Na parte de balanços, por exemplo, quando se há um resultado mais condizente com a situação patrimonial da empresa, fica mais fácil para que os empresários consigam obter recursos e investimentos junto a outras instituições. Por outro lado, quando os relatórios são feitos de uma forma não tão bem elaborada, os investidores não sentem tanta segurança quanto aos documentos, já que muitas vezes, as informações contidas ali não correspondem à realidade.

Quais são os riscos de não contar com um serviço de contabilidade?

O principal risco de não se trabalhar com um serviço de contabilidade profissional, em geral, são as multas do governo, que podem ter valores altíssimos — principalmente, em casos de atraso.

Dessa forma, como o Brasil é tido como um país bastante burocrático, que exige uma grande quantidade de declarações, na maioria dos casos, cheias de detalhes de preenchimento, um profissional capacitado pode auxiliar no cuidado em relação a possíveis penalizações.

Como, conforme a legislação, a Receita Federal tem até 5 anos para notificar sobre a cobrança das multas, a exigência pode chegar já com um passivo acumulado, o que pode conferir uma instabilidade ainda maior na gestão das empresas. Ou seja, por diversas vezes, o desconhecimento sobre as declarações necessárias compromete bastante o futuro da empresa.

Além disso, com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), um outro perfil de gestão contábil passou a ser demandado das empresas, o que fez com que muitas delas passassem a ter dificuldades para se adaptar na parte tributária. E a perspectiva é de que isso só se agrave com a efetivação do eSocial, mudança que requer bastante atenção das empresas.

Quais benefícios a contabilidade traz às empresas?

Neste tópico, abordaremos quais são os principais benefícios que a boa gestão da contabilidade traz às empresas. Confira:

Elaboração de relatórios gerenciais

A primeira otimização que a orientação contábil confere às empresas diz respeito ao ganho na elaboração de relatórios gerenciais, que é possibilitado tanto em casos em que as empresas têm um programa integrado com as assessorias contábeis, como em situações em que isso não é feito de maneira automatizada.

Quando os clientes têm programas integrados com a assessoria contábil, o procedimento acaba sendo bastante benéfico, já que há a possibilidade da orientação contábil em tempo real. O cliente vai lançando os dados e os contadores auxiliam no melhor entendimento do cenário.

Já quando não há integração, a orientação é feita posteriormente, possibilitando, da mesma forma, que os clientes consigam ver os números de forma clara e eficiente, elaborando relatórios que servem de base para a melhor tomada de decisão. Por muitas vezes, as empresas só alimentam seu banco de dados com informações, mas não geram insights daquilo.

Dessa forma, em ambos os casos, o auxílio que as assessorias oferecem na elaboração dos relatórios gerenciais gera melhoras substanciais no planejamento estratégico das empresas. Essa prática é fundamental para montar estratégias de compra e venda, otimizar os processos, entre outros ganhos.

Controle financeiro das empresas

Como consequência da melhor elaboração dos relatórios gerenciais, pode-se ter também um controle financeiro mais efetivo das empresas.

Isso ocorre porque, quando as informações são trabalhadas com auxílio de profissionais capacitados, o acompanhamento dos dados fica mais preciso. Esse fator dificulta que, por exemplo, ocorra o vencimento de determinadas contas e a empresa sofra multas da Receita.

Assim, quando os relatórios financeiros são elaborados em conjunto, a segurança e o controle sobre o que é tratado acabam sendo muito maiores, beneficiando, inclusive, a gestão do fluxo de caixa — assunto que abordaremos a seguir.

Controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa, vale ressaltar, é uma importante via para se fazer uma programação estratégica e, consequentemente, melhorar a eficiência da empresa. Quando bem trabalhado, ele permite a antecipação em relação a tudo que se tem para receber e pagar nas semanas seguintes, entre outras transações.

Com isso, por meio desse conhecimento, é possível evitar o pagamento de juros excessivos aos bancos, desgaste com os clientes por conta de atrasos, entre outros problemas. A orientação contábil é fundamental para fazer com que o fluxo de caixa seja melhor elaborado, abrindo espaço para que você faça a negociação prévia de multas e se utilize melhor das informações.

Melhor planejamento tributário

Como falado no início, um serviço de contabilidade bem feito é aquele em que há um estudo constante em relação às operações que o cliente efetua, permitindo que os dispositivos existentes na legislação sejam utilizados e ocorra a redução de gastos.

De forma geral, os gastos em tributos e juros bancários são os maiores problemas das empresas. Com isso, trabalhá-los de forma melhor embasada, recorrendo a uma orientação contábil, acaba sendo fundamental para o sucesso de seu negócio.

Como a Contábil Rio atua?

Por ser uma empresa dotada de profissionais extremamente capacitados — que conferem um panorama externo aos negócios —, a Contábil Rio é extremamente eficiente em mitigar riscos, corrigir erros contábeis e auxiliar no planejamento de empresas.

Em casos, por exemplo, em que as empresas estejam emitindo notas fiscais erradas em relação ao serviço oferecido, sua orientação contábil acaba sendo providencial para auxiliar as empresas na correção dos equívocos.

Além disso, a Contábil Rio provê informações contínuas aos clientes em relação a mudanças que vão acontecendo, faz balanços do que tem sido desenvolvido na orientação e também sugere mudanças que possibilitam o melhor desenvolvimento das empresas.

Por meio do acompanhamento sobre as mudanças nas obrigações, a assessoria contábil também faz estudos de viabilidade para interpretar as vantagens e desvantagens dos clientes se enquadrarem em outros tipos de tributação, adequarem-se às novas diretrizes e avançarem cada vez mais.

Achou interessante? Quer entender melhor sobre o serviço de contabilidade e como a orientação contábil pode ser útil ao seu negócio? Entre em contato conosco e fique conhecendo ainda mais!

Confira também:

Classifique nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Todo processo de emissão de notas fiscais exige um planejamento…