Contar com uma assessoria contábil pode ser o diferencial para o seu empreendimento. Profissionais especializados nos mais diversos temas que envolvem as obrigações burocráticas de uma empresa são capazes de oferecer qualidade no que diz respeito ao entendimento de suas áreas e, consequentemente, aprimorar a gestão do seu negócio.

Isso representa um importante diferencial competitivo, não é mesmo? Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e confira em que áreas o serviço contábil pode atuar na sua empresa. Boa leitura!

1. Confecção de orçamento

Ainda que você seja um grande gestor, lidar com números pode não ser a sua especialidade. Fato é que bons líderes sabem delegar tarefas e, assim, podem concentrar-se somente naquilo que é mais estratégico para o seu trabalho. Nesse sentido, a contabilidade costuma ser o setor mais propício à terceirização dentro da empresa.

Afinal, para ter uma contabilidade bem-feita, é preciso contar com especialistas capazes de lidar com as questões da área e de oferecer ao gestor informações simplificadas para que ele tome as melhores decisões.

A boa contabilidade permite que você trabalhe com um orçamento mais propício ao controle financeiro, tornando as expectativas orçamentárias e os gastos da organização mais realistas.

Isso leva a uma prática administrativa capaz de otimizar o cumprimento de metas financeiras, aperfeiçoando a gestão e oferecendo segurança para evitar problemas.

Cuidando da parte contábil da sua empresa você consegue lidar melhor com suas finanças, controlar a entrada e a saída de recursos e ter acesso a demonstrativos contábeis elaborados a partir de dados mais confiáveis.

2. Resultado operacional

Como anda a sua empresa? Será que você tem condições de afirmar algo sobre o próximo ano? Esse tipo de pergunta, via de regra, é muito difícil de ser respondida.

Isso se deve ao fato de que muitos gestores estão preocupados com o presente e com as consequências dos resultados negativos de meses anteriores. Pensar no futuro parece demais sob essas condições.

É por isso que uma assessoria contábil pode ser útil. Um relatório contábil oferece o resultado operacional da sua empresa, dando a ela maiores condições de lidar com problemas como a queda de faturamento, evitando prejuízos.

A informação a respeito de lucros e prejuízos é fundamental. Cabe à área de contabilidade apresentá-la com precisão para fornecer aos gestores o dado econômico fundamental para a tomada de decisões.

A tomada de decisão é certamente um dos aspectos mais relevantes da atuação de um serviço contábil dentro de uma empresa. Como a área é a que mais se envolve com números e questões burocráticas, um serviço contábil diferenciado, hoje em dia, oferece muito mais do que aquilo que tradicionalmente os escritórios se acostumaram a fazer.

É preciso que o contador atue como um verdadeiro consultor para os investimentos da empresa, emprestando a ela seu conhecimento de mercado aliado ao domínio da movimentação empresarial.

Isso permite não somente a devida adaptação ao mercado em que ela atua como também a possibilidade de identificação de oportunidades, algo fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento.

3. Mais acesso a créditos nas instituições financeiras

Para obter crédito junto a instituições financeiras é preciso apresentar as Demonstrações Contábeis. Assim, o faturamento do período de 12 meses antes do pedido precisa ser assinado por um contador.

Por isso, não só por conta da obrigatoriedade da assinatura, mas também e, principalmente, pela necessidade de demonstrar resultados confiáveis para a instituição, a assessoria contábil é indicada.

Em casos de instituições que oferecem financiamento em longo prazo, o rigor na análise das demonstrações é ainda maior, o que faz com que a atenção à sua elaboração seja redobrada. Quando sua empresa demonstra resultados positivos, ela demonstra capacidade de pagamento e consegue, assim, obter um crédito maior.

4. Cálculo de tributos

Para lidar com a alta carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras, nada melhor do que ter ao seu lado verdadeiros especialistas no assunto. Um serviço contábil de qualidade oferece demonstrações contábeis confiáveis para que, por meio delas, o cálculo dos encargos seja feito de maneira correta.

Assim você diminui o risco de que o recolhimento seja feito fora das datas previstas, aliviando a empresa de sofrer com multas e juros. Além disso, um serviço contábil pode oferecer um planejamento tributário para que sua empresa tenha como se preparar diante da carga tributária futura.

A assessoria contábil pode fazer isso de duas maneiras: seja enquadrando a sua empresa no regime tributário mais adequado a ela, seja investindo em ações como incentivos fiscais. Isso permite gerar economia, algo fundamental para que o empreendimento consiga reunir recursos para investir em seu crescimento.

5. Para ocupar seu espaço no mercado

Uma empresa competitiva deve ser, necessariamente, uma empresa bem estruturada. Do contrário, a cada novidade que chega ao mercado você pode ser surpreendido e perder espaço. Por isso, é importante contar com a contabilidade para gerar informações corretas e em tempo para que a tomada de decisões seja um diferencial para a gestão.

Isso pode ser exemplificado em situações do cotidiano — como na composição de preços, por exemplo —, e em investimentos que podem representar o futuro da organização. Afinal, oportunidades de mercado costumam aparecer sem que as pessoas percebam.

Em alguns casos, a empresa tem todas as possibilidades de atender a um segmento carente, mas não visualiza isso, seja por não ter a devida atenção aos interesses do público, seja por estar enrolada demais com uma gestão confusa.

Nesse caso, um serviço contábil com profissionais que conhecem o mercado tanto quanto conhecem a movimentação da empresa — incluindo o caixa e suas despesas — pode ser a peça que faltava para aproveitar as brechas que o mercado oferece.

6. Na gestão como um todo

Ao trabalhar com uma assessoria contábil você atribui a ela as responsabilidades sobre esse setor da empresa. Assim, você consegue ganhar tempo para se concentrar no seu trabalho sem que isso represente um risco, pois terá ao seu lado especialistas em termos fiscais, tributários e trabalhistas para ajudar na sua gestão.

Consequentemente, é possível obter ganhos na gestão como um todo ao eliminar a figura do chamado “gestor faz tudo” — acredite, isso confere profissionalismo ao seu empreendimento. Ter uma gestão profissional, por sua vez, gera confiança do mercado e isso favorece os investimentos.

Contar com uma assessoria contábil, portanto, é um caminho interessante para alcançar o crescimento em menos tempo. Gostou de saber mais sobre o assunto? Conheça nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas postagens acerca do tema!

Confira também:

https://materiais.contabilrio.com.br/guia-imposto-a-recuperar-e-recolher

Kyvya Revoredo
Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.
6 áreas da sua empresa em que uma assessoria contábil irá ajudar
5 (100%) 1 vote