Terceirização é a palavra do momento. Você deve estar acompanhando no noticiário todo o desenrolar das mudanças que estão sendo propostas quanto à terceirização do trabalho para qualquer tipo de atividade, certo?

Alguns defendem que as mudanças estimularão o mercado de trabalho e abrirão mais oportunidades. Para outros, será uma precarização generalizada de uma mão de obra já fragilizada. O fato é que a terceirização já existe dentro das empresas.

Imagine se um microempreendedor precisasse fechar vendas, gerenciar estoques, controlar o fluxo de caixa e ainda atender os clientes? Administrar o negócio exige um grande esforço dos gestores para manter a saúde financeira da empresa e, com pouco tempo para administrar, áreas como a contabilidade, por exemplo, ficam em segundo plano.

Aqui entra, portanto, a terceirização, que se mostra uma saída viável para que o empreendedor possa dedicar mais tempo no crescimento e na melhora de desempenho da empresa. Se você ainda está em dúvida sobre terceirizar a contabilidade do seu negócio, o post de hoje lista alguns benefícios que vão ajudar a nortear a sua decisão.

Vamos lá?!

Conheça os benefícios de terceirizar a contabilidade

Equipe especializada

Pequenas e médias empresas, em geral, não têm como disponibilizar uma equipe para atuar unicamente na área contábil. Muitas vezes, elas não têm como aplicar investimentos nem tempo para que os funcionários possam se atualizar sobre as alterações e as mudanças que acontecem na contabilidade.

Terceirizar a contabilidade da empresa passa, então, a ser a melhor solução para ter tudo sob controle. Com profissionais especializados e atualizados constantemente, todas as questões contábeis, tributárias e fiscais são realizadas por uma equipe multidisciplinar, direcionada para operar a contabilidade com todos os requisitos que a lei exige.

Regime fiscal, entrega de obrigações acessórias, apuração de impostos, emissão de notas fiscais, elaboração da folha de pagamento e demais rotinas da área contábil passam a ser prestadas por uma equipe de profissionais terceirizados e amplamente capacitados.

Vale destacar que a empresa prestadora de serviço também tem a responsabilidade de enquadrar o empreendimento no regime tributário mais adequado e vantajoso, por meio de um bom planejamento tributário.

Isso indica redução de gastos com impostos pagos desnecessariamente e uma maior certeza de que o regime enquadrado é o mais adequado para a atividade e para o faturamento do seu negócio.

Conhecimento detalhado da legislação

A contabilidade é uma das áreas do negócio que mais sofre com mudanças de legislações, novas regras tributárias. Às vezes, pela falta de atualização ou pelo esquecimento devido ao aumento no volume de trabalho, o empreendedor perde prazos e fica em débito com o Fisco.

Ao terceirizar a contabilidade da empresa, o empreendedor não precisa se preocupar se as obrigações fiscais e contábeis estão em dia, já que a prestadora do serviço passa a ser encarregada de todos os trâmites e prazos, devendo cumprir com todos os compromissos contábeis.

Uma empresa terceirizada de serviços contábeis está constantemente atualizada sobre a legislação vigente e tem conhecimento sedimentado sobre as normas atuais para atender clientes de diversos segmentos.

Com o Sped Contábil e o Sped Fiscal, aumentou a responsabilidade das empresas quanto à transparência das suas informações. Isso requer uma maior responsabilidade dos serviços terceirizados em se especializar para atender às necessidades do contratante e dos órgãos fiscalizadores.

Economia financeira

Não há dúvidas que terceirizar a contabilidade da empresa resulta em menores custos. Para manter uma equipe interna de contabilidade, o gestor deve arcar com encargos, salários, sistemas, capacitação dos funcionários e outros gastos que elevam o investimento na área.

Ao optar pela terceirização contábil, a empresa consegue reduzir consideravelmente seus custos. Por não manter vínculo empregatício com profissionais, o pagamento não é feito por meio de salários, mas em relação à prestação dos serviços terceirizados. Isso tudo indica uma maior simplicidade e praticidade para a gestão.

Não há mais porque se preocupar com a reposição de funcionários, férias, horas extras, manutenção de computadores, investimento em sistemas, entre outros. Todos os trâmites ficam sob responsabilidade da prestadora de serviços.

Foco no core business

Administrar um negócio não é algo linear. Existem vários processos interligados que exigem do gestor cuidado redobrado para manter a organização e o bom funcionamento.

Com isso, o principal benefício da terceirização de serviços é o direcionamento de esforços e finanças para o core business da empresa. Isso significa que você tem uma área a menos para se preocupar, o que gera mais tempo para focar naquilo que realmente importa.

Aos poucos, gestores e empresários estão percebendo que terceirizar os serviços secundários é a melhor saída para otimizar a gestão do tempo, fator fundamental para o crescimento e a evolução da organização.

Vale destacar que a empresa de serviços terceirizados passa a atuar junto da gestão, gerando relatórios contábeis que demonstram como anda a saúde financeira da empresa. A produção de tais informações financeiras e econômicas é a base para uma gestão estratégica.

Relatórios periódicos precisos, bem estruturados e de fácil visualização ajudam o gestor a tomar a melhor decisão. Isso significa que a contabilidade terceirizada passa a ser movida por resultados. Ou seja, o sucesso da empresa contratante está diretamente relacionado à forma como suas informações contábeis são produzidas pela empresa terceirizada.

Saiba como analisar a prestadora antes da contratação

O grande erro de muitas empresas ao optar pela terceirização da contabilidade é pautar a decisão única e exclusivamente pelo menor preço. Antes de contratar um serviço terceirizado, é preciso analisar o histórico da empresa e a idoneidade dela do mercado, bem como seus registros no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Procure informar-se sobre a especialização dos funcionários e como os serviços oferecidos poderão ajudar o negócio a melhorar sua gestão e a manter a contabilidade em dia.

Terceirizar a contabilidade da empresa é a melhor solução para otimizar diversos processos internos. No entanto, quando realizada de forma descuidada, ela pode acarretar problemas e até mesmo prejuízo.

Por isso, realize um bom levantamento e analise todas as opções cautelosamente. Existem centenas de empresas no mercado operando com uma enorme variedade de preços. No entanto, o empreendedor deve avaliar quais as suas necessidades e escolher aquela que vai atender com segurança e qualidade à contabilidade do seu negócio.

E então, nosso post foi útil para você? A contabilidade da sua empresa já é terceirizada? Conte-nos sua experiência. Deixe seu comentário logo abaixo!

Confira também:

https://materiais.contabilrio.com.br/guia-imposto-a-recuperar-e-recolher

Kyvya Revoredo
Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.
Vale a pena terceirizar a contabilidade da empresa?
5 (100%) 1 vote