Costumam dizer que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Talvez isso se deva ao fato de que, assim que a festa acaba, o prazo de declaração do Imposto de Renda (IR) fique cada vez mais apertado. No entanto, não há com o que se preocupar.

Neste texto nós explicaremos a você como as assessorias contábeis podem auxiliar na declaração do Imposto de Renda e torná-la muito mais fácil. Fique ligado!

Qual é a importância de declarar o Imposto de Renda?

A principal importância de fazer a declaração do Imposto de Renda diz respeito, evidentemente, ao cumprimento da legislação brasileira. Assim, realizando as ações de forma correta, o cidadão evita problemas com a Receita Federal, que é a responsável por recolher os impostos.

Além disso, quando o Imposto de Renda é declarado da maneira correta, há também algumas outras vantagens. A declaração do IR pode ser requerida, por exemplo, para a efetivação das seguintes ações:

  • alugar ou comprar um imóvel;

  • conseguir um empréstimo;

  • abrir conta em banco.

Dessa forma, a apresentação de uma declaração é fundamental para melhorar a relação de confiabilidade com os parceiros, podendo, em determinados casos, ser obrigatória.

Além disso, a pessoa física pode ter direito à restituição na declaração do IR. No entanto, ela só é possibilitada nos casos em que a declaração do imposto é feita de maneira adequada.

O que acontece se alguém não declarar o IR ou fizer de forma incorreta?

Agora que você já entendeu qual é a importância de declarar o IR, falaremos melhor sobre as multas para os casos de falta de entrega e de declaração do imposto de maneira incorreta. Confira as informações dispostas nos tópicos abaixo e entenda o que pode acontecer nessas situações:

  • em casos de atraso, há uma multa mínima de R$ 165,74, valor que pode ser elevado, em determinados casos, para 20% do imposto devido;

  • outra penalização é para quem tem imposto para pagar e não o faz. Nesse caso, o valor da multa é de 0,33% ao dia (com limite de 20%), mais a aplicação da taxa Selic.

Em ambos os casos, quando o cidadão atrasa, ele tem um prejuízo financeiro muito maior. Além disso, é importante ressaltar que, caso o IR não seja entregue — sendo que você tinha valores devidos à Receita —, o problema fica ainda maior. A Receita passa a cobrar o valor percentual em cima do montante devido, aplicando a multa em cima disso.

Dessa forma, mesmo que você devesse um valor pequeno, o valor pode se tornar substancialmente maior com os juros e as multas que incidem com o passar do tempo. Muitas vezes, você nem sabe disso e só descobre quando precisa realizar algum procedimento que demanda a declaração do IR  — como os citados acima, ou seu gerente avisa que seu CPF está com pendências.

Em casos nos quais o contribuinte é notificado sobre o não cumprimento da obrigação, e, ainda assim, não declara, pode-se ter uma multa ainda maior em cima do valor devido.

Por que contratar uma empresa para auxiliar na declaração?

Como os erros em relação aos procedimentos são bastante comuns, o auxílio de um contador na declaração do Imposto de Renda é fundamental para que as normas sejam atendidas e a declaração seja submetida de forma adequada.

Caso a declaração não seja enviada de maneira segura, o cidadão pode achar que está em dia com as obrigações perante o fisco, mas, por ter cometido um erro na declaração, está em situação irregular. Isso faz com que ele possa ser prejudicado, inclusive, em outros processos.

Em concursos públicos, por exemplo, se o cidadão não estiver com o Imposto de Renda quitado, ele pode perder a vaga, já que o período de inscrição é muito rápido e, muitas vezes, a regularização da situação não é tão ágil assim.

Como as assessorias contábeis auxiliam na declaração?

Em um primeiro momento, é fundamental que a assessoria busque entender em qual contexto está inserido o contribuinte, quais foram suas principais transações no ano, entre outros aspectos. Assim, por meio de uma conversa inicial, pode-se ter uma maior atenção a possíveis atividades a serem declaradas.

Esse primeiro momento diminui, inclusive, a possibilidade de erros — já que é extremamente comum que os clientes esqueçam de alguns detalhes. Dessa forma, esse momento inicial é de suma importância para que haja um alinhamento entre a empresa e o cliente. Nesse estágio, inclusive, algumas dúvidas já podem ser sanadas.

Além disso, por mais que seja relativamente comum — sobretudo em casos em que as declarações são mais simples — que determinadas pessoas façam sua própria declaração, aquelas que têm um maior nível de complexidade exigem um maior auxílio de profissionais qualificados.

Isso ocorre porque elas contam com uma maior riqueza de detalhes. Processos de compra e venda de imóveis, por exemplo, são bastante complexos na declaração — o que faz com que as pessoas sintam-se inseguras e, consequentemente, enxerguem o auxílio contábil como fundamental.

Depois que as contas são feitas pelas assessorias, algumas delas costumam compartilhar a declaração com o cidadão antes de enviá-la ao fisco, o que torna o processo mais participativo e transparente.

Esse também é um procedimento bastante útil, já que permite que, no momento em que o documento está sendo revisado, o contribuinte lembre-se de detalhes que passaram despercebidos. Nos casos em que os clientes optam pela revisão da declaração, ela só é enviada após o seu consentimento.

Quais são os principais diferenciais da Contábil Rio na prestação desse serviço?

A Contábil Rio realiza uma constante atualização de informações para manter o cliente instruído e fazer com que ele tenha mais conhecimento sobre a elaboração da declaração. Isso é fundamental para que os contribuintes fiquem mais confiantes quanto à prestação do serviço.

Assim, como as mudanças nos requisitos para a declaração do imposto são constantes, a assessoria contábil envia e-mails informativos e busca educar os clientes quanto às novidades relativas aos impostos. Além disso, ela realiza uma conversa inicial extremamente detalhada para entender melhor cada caso de maneira específico.

Um outro importante aspecto é que a Contábil Rio confere alternativas para que seus clientes enviem cópias dos documentos e agilizem todo o procedimento — o que é uma prática benéfica tanto para a agilização dos serviços da assessoria contábil quanto para a comodidade do consumidor.

A Contábil Rio, vale ressaltar, tem a velocidade na entrega como um de seus diferenciais: ela costuma finalizar a declaração do Imposto de Renda em cerca de dois dias — período que varia, claro, de acordo com a complexidade da declaração e de outras demandas que a assessoria possa ter na época em que o serviço é requisitado.

Por conta disso, é indicado que a requisição do serviço de declaração de Imposto de Renda seja sempre feita com o máximo de antecedência em relação ao prazo declaratório. Assim, pode-se trabalhar no procedimento com mais tranquilidade e ter mais tempo para providenciar documentos em falta.

Entendeu qual é a importância do auxílio das assessorias contábeis na declaração do Imposto de Renda? Entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo na sua declaração!

Confira também:

Kyvya Revoredo
Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.
Serviço fiscal: importância do auxílio na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física
Rate this post