Administrar um negócio não é uma tarefa fácil: são muitos os desafios que os empresários enfrentam no dia a dia. No entanto, você sabia que existem formas comprovadas de melhorar a gestão da empresa e evitar a maioria dos problemas que ocorrem nos estabelecimentos?

Os avanços tecnológicos não serviram apenas para criar uma revolução na forma de trabalho e em processos manuais, eles também possibilitaram que os empresários tivessem acesso a novos conhecimentos para proporcionar melhorias consideráveis aos seus negócios.

Neste artigo, nós apresentaremos 7 dicas que você pode aplicar ainda hoje no seu negócio, independentemente do segmento ou tamanho da empresa. Acompanhe!

1. Envolver funcionários nas metas

Você já traçou metas para o seu negócio e simplesmente não conseguiu atingi-las, ou pior, passou bem longe de um resultado satisfatório? O que deve estar errado? Foram muito ousadas ou você não soube empenhar a sua equipe para que atingissem os objetivos?

Quando você consegue alinhar os seus funcionários às metas da empresa, as chances de que elas sejam alcançadas são extremamente maiores. 

Isso ocorre por um simples fator psicológico que muitos empresários negligenciam: quando os colaboradores estão envolvidos em determinado processo, eles se sentem parte dele e, consequentemente, tendem a desenvolver suas atividades com mais zelo, entusiasmo e motivação.

Como consequência, as metas são atingidas. Mas é importante saber que, para que isso seja uma realidade, é necessário que esses mesmos funcionários também sejam bem recompensados pelo bom trabalho realizado.

2. Investir na comunicação interna e externa

Quem já ouviu a seguinte frase do saudoso Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica” jamais poderia imaginar que o brilhante humorista e apresentador estava passando um ensinamento para todo empresário brasileiro.

A comunicação entre administração e colaboradores, e esses com os clientes, é um fator primordial que contribui para melhorar a gestão da empresa. Faça um teste: tire um dia para analisar o seu negócio. Tenha certeza que pelo menos um problema causado pela má comunicação, ou falta dela, vai ocorrer.

O melhor de tudo é que as ferramentas de comunicação são gratuitas, em sua grande maioria. Com os clientes, por exemplo, você pode utilizar o e-mail, o bom e velho telefone, além do eficiente WhatsApp.

Tratando-se da comunicação interna, existem atualmente aplicativos de “bate-papo” fechados a membros selecionados, que podem ser usados para facilitar a comunicação entre os funcionários. Alguns programas oferecem a possibilidade de verificar as conversas, o que evita assuntos paralelos sem relação com o trabalho durante o uso do celular.

3. Apostar na inovação

Inovar é uma etapa crucial para o crescimento da empresa. Fazer algo ousado e criativo é uma característica importante para um gestor, e você não deve ter medo disso. Erros acontecem, e o que você deve fazer nesses momentos é levantar, aprender com eles e seguir em frente.

O que não é permitido é ficar parado esperando tempo passar. Fazendo isso, outros empresários mais ousados e sem medo de inovar podem passar na sua frente. Tenha sempre ânimo e disponibilidade para criar um projeto novo e revolucionário.

4. Otimizar o tempo de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e aquelas empresas que conseguem fazer mais e melhor em menos tempo se destacam, atingindo uma gestão mais produtiva e eficiente.

Isso não significa que você deverá trabalhar como um louco durante as madrugadas, sem conseguir tempo para se divertir com a família e amigos. É possível otimizar o tempo de trabalho com ferramentas tecnológicas acessíveis a todos, como você pode conferir no próximo tópico.

5. Utilizar a tecnologia ao seu favor

A tecnologia dominou o mundo empresarial e não há mais como fugir dela. Pelo contrário, a cada ano vamos presenciar o seu crescimento e o impacto sobre as operações de um negócio.

As avançadas ferramentas tecnológicas podem auxiliar você no processo de melhoria da gestão empresarial, ao automatizar determinadas tarefas que exigiriam muito tempo, desgaste dos colaboradores e estariam sujeitas a falhas humanas. 

Processos que antigamente eram quase impossíveis de serem realizados estão a apenas alguns cliques de distância atualmente. Cada vez mais essas tecnologias tornam-se mais econômicas e acessíveis aos empresários.

6. Contar com o apoio de serviços técnicos especializados

Melhorar a gestão da empresa é um processo que ocorre dentro e fora do seu estabelecimento. Atualmente, muitos serviços técnicos são terceirizados, o que garante um melhor funcionamento dos processos de um negócio.

Portanto, tornou-se crucial contar com o apoio de parceiros externos que ofereçam qualidade, praticidade e tudo que o seu negócio precisa para prosperar.

Um ótimo exemplo desse tipo de parceria é o serviço contábil terceirizado. A contabilidade é a melhor amiga do seu negócio. É ela quem vai fornecer as informações valiosas para subsidiar a sua tomada de decisões.

7. Estar atento às mudanças do mercado

No mundo globalizado e informatizado como o nosso, qualquer segmento de mercado muda com uma velocidade inesperada. Procedimentos que há poucos anos eram comuns foram substituídos por máquinas e técnicas mais modernas e práticas.

Nesse contexto, você precisa estar atento a todas as mudanças do mercado e, principalmente, correr atrás dessas inovações e manter a sua empresa alinhada ao que há de mais atual. Para isso, você pode assinar revistas de negócios, consultar sites e blogs sobre o mundo empresarial, ficando por dentro de todas as novidades.

Acompanhando as tendências do seu segmento, você vai ficar à frente dos concorrentes que não têm acesso ou a sua motivação para conhecer informação de valor. Como você já deve saber, quem começa a aplicar uma nova técnica ou processo primeiro, tende a atingir resultados mais significativos que aqueles que esperam certo tempo.

Com essas 7 dicas, você tem em mãos habilidades que podem ser o primeiro passo para mudar o seu negócio e melhorar a gestão da empresa de uma forma inimaginável. E o melhor é que você pode começar a traçar novas estratégias baseadas nas nossas sugestões logo após terminar a leitura deste artigo. 

Gostou dessas dicas? Então, você não pode deixar de ler o nosso artigo sobre as melhores práticas em empresas familiares de sucesso. Vamos lá?

Confira também:

Kyvya Revoredo
Kyvya Revoredo é contadora, pós-graduada em comércio exterior pela UES. Gerencia a Contábil Rio, empresa com tradição no mercado de contabilidade desde 1955, executando um trabalho estratégico e utilizando as melhores práticas de redução de custos para as empresas.
Como melhorar a gestão da empresa? Veja essas 7 dicas
Rate this post